Receitas de pastelaria para crianças
min. de leitura
18 janeiro 2024
Quer manter as suas crianças felizes mas tem sempre mil e uma coisas para fazer e está à procura de ideias para receitas de pastelaria fáceis (mas deliciosas!)? Estas são as receitas que procura, juntamente com as minhas sugestões.
Receitas de pastelaria para crianças
Sou a Melanie, tenho 41 anos e sou mãe de dois rapazes, o Alex e o Noah. Trabalho a tempo inteiro num serviço público e, no meu tempo livre, escrevo no meu blog e crio conteúdo na minha página do Instagram. Comecei a fazer bolos e pastelaria há 9 anos, quando estava a chegar o 1º aniversário do Alex e queria fazer um bolo para ele. Não sabia nada sobre fazer bolos porque, para dizer a verdade, odiava fazer pastelaria! Antes de me tornar mãe, nunca tinha feito um bolo na minha vida. Pensava que era inútil e uma perda de tempo. À medida que o tempo passava, ganhei o gosto por fazer bolos e snacks, o que adoro! A cozinha tem para mim um efeito tranquilizante. Por outro lado, se puder escolher entre doce e salgado, prefiro fazer bolos em vez de puré de legumes ☺ A receita preferida dos rapazes é qualquer uma que envolva bolachas: algo estaladiço e saboroso que possa ser comido a qualquer hora do dia e levado para a escola na mochila.
Há alguns anos, depois de experimentar com os princípios básicos da pastelaria, queria fazer algo um pouco mais complicado, mas rapidamente desisti por falta de tempo. Fazer uma sobremesa, por exemplo, demora muito tempo e entre o trabalho, as crianças e outras obrigações pessoais, não conseguia ter tempo. Por isso, melhorei as minhas receitas básicas e estou a descobrir novas receitas, mas só pretendo conseguir uma coisa: tornar as receitas simples, fáceis e saborosas! Coloquei-me no lugar de todas as mães ou pais que não têm muito tempo para estar na cozinha, mas que querem mimar os filhos. Portanto, o meu objetivo é partilhar receitas de pastelaria simples para crianças.
No meu blog e na minha conta do Instagram, partilho receitas fáceis, como bolachas, tarte de frangipane e pão de ló, e também barras de cereais. Foram preparadas com a minha nova amiga, a batedeira KitchenAid. Sim, depois de 9 anos a preparar pastelaria à mão, o meu pulso ficou ligeiramente velho e morto e tive de me atualizar! Fiquei muito contente com a mudança: descobrir o quão fácil a batedeira torna o processo foi maravilhoso, especialmente para uma pessoa como eu que muitas vezes faz duas coisas ao mesmo tempo e, às vezes, até altas horas da noite. Posso garantir que bater claras com a batedeira é simplesmente uma loucura 😁 E nem falar sobre amassar brioche 😁
Para a minha primeira batedeira, escolhi a batedeira de 4,8 L Artisan com acessórios adicionais: uma taça adicional (muito útil porque permite preparar bolachas e merengues em simultâneo), um gancho, dois misturadores e uma pinha.
A batedeira é fácil de utilizar: não tem milhares de botões em todo o lado e inclui apenas uma pequena alavanca na parte lateral para subir ou descer o topo da batedeira e outra para as engrenagens.
É estável e potente, mas também tem um aspeto muito elegante, temos que admitir ☺
Para mim, tem tudo o que procuro na cozinha: é fácil, simples e de alta qualidade! Sem dúvida que me ajuda muito e que facilita o meu trabalho quando começo a preparar massa para bolachas às 10 da noite ☺
Receita: donuts fáceis
Ingredientes
2 ovos
100 g de açúcar branco
100 g de mascarpone ou queijo creme
1 colher de chá de extrato de baunilha (ou 1 saco de açúcar de baunilha)
100 ml de leite gordo
150 g de farinha com fermento
50 g de maizena
35 g de manteiga derretida
Para a ganache de chocolate: 50 g de chocolate negro, 100 g de chocolate de leite, 50 g de manteiga, frutos secos picados.
Para o glacé de açúcar: 1 chávena de açúcar em pó, 1,5 colheres de sopa de leite e extrato de baunilha.
Preparação
Coloque o açúcar e os ovos na taça da batedeira equipada com a pinha e aumente a velocidade até a mistura ficar leve.
Adicione gradualmente o mascarpone (queijo creme) e o extrato de baunilha sem parar de misturar.
Em seguida, adicione o leite, a manteiga, a farinha e a maizena e continue a misturar até a massa ficar leve.
Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Com o seu molde (eu utilizo um de silicone), encha todas as cavidades e coloque o tabuleiro no forno durante 20 minutos.
Quando os donuts estiverem prontos, deixe-os arrefecer.
Para a ganache de chocolate: numa taça em metal, adicione o chocolate e a manteiga. Coloque a taça sobre uma caçarola com água quente e derreta até ficar líquido e homogéneo.
Para o glacé de açúcar: misture o açúcar em pó, o leite e o extrato de baunilha numa taça pequena. Misture bem até o glacé ficar homogéneo.
Receita: madalenas de avelã e tangerina
Ingredientes
100 g de farinha sem fermento
1/2 embalagem de fermento em pó
30 g de avelã em pó
1 pitada de sal (não coloque demasiado, uma pitada pequena)
120 g de manteiga sem sal derretida
100 g de açúcar amarelo ou açúcar de cana
3 ovos (temperatura ambiente)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Raspa de tangerina
Sumo de 1 ou 2 tangerinas (de acordo com a sua preferência)
Preparação
Coloque o açúcar e os ovos na taça da batedeira equipada com a pinha e aumente a velocidade até a mistura ficar leve e duplicar de tamanho.
Adicione gradualmente a farinha, o fermento em pó e a avelã em pó enquanto mistura na velocidade 2 (também pode optar por utilizar o batedor plano, mas, pessoalmente, não o faço).
Adicione a manteiga derretida e o extrato de baunilha enquanto mistura.
Por fim, adicione a raspa e o sumo de tangerina.
Deixe a massa no frigorífico durante a noite ou, no mínimo, durante 6 horas. Não se esqueça de cobrir a massa, caso contrário, irá formar uma película.
No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 180 °C.
Retire a forma para madalenas do frigorífico ao mesmo tempo que a massa e encha todas as cavidades até 3/4 da capacidade.
Coloque a forma para madalenas no forno e deixe cozinhar durante 13 minutos. Conseguirá ver a parte central a crescer e as madalenas estarão prontas quando as extremidades ficarem douradas e o centro firme.
Remova as madalenas do molde e deixe-as arrefecer.
Se quiser adicionar um "crocante adicional", basta derreter algum chocolate e decorar as madalenas com chocolate derretido e frutos secos picados.
Melanie
Sou a Melanie, tenho 41 anos e sou mãe de dois rapazes, o Alex e o Noah. Trabalho a tempo inteiro num serviço público e, no meu tempo livre, escrevo no meu blog e crio conteúdo na minha página do Instagram. Comecei a fazer bolos e pastelaria há 9 anos, quando estava a chegar o 1º aniversário do Alex e queria fazer um bolo para ele. Não sabia nada sobre fazer bolos porque, para dizer a verdade, odiava fazer pastelaria! Antes de me tornar mãe, nunca tinha feito um bolo na minha vida. Pensava que era inútil e uma perda de tempo. À medida que o tempo passava, ganhei o gosto por fazer bolos e snacks, o que adoro! A cozinha tem para mim um efeito tranquilizante. Por outro lado, se puder escolher entre doce e salgado, prefiro fazer bolos em vez de puré de legumes.