Gelado de amora e pepitas de chocolate
Esta base de gelado cremosa é a forma perfeita de arrefecer num dia quente, com uma combinação de amoras e chocolate amargo em quase todas as dentadas.
Gelado de amora e pepitas de chocolate
Esta base de gelado cremosa é a forma perfeita de arrefecer num dia quente, com uma combinação de amoras e chocolate amargo em quase todas as dentadas.
Utensílios
Ingredientes
430 g amoras, extra para decorar
200 g açúcar granulado, dividido
480 g leite gordo
240 g natas
1/2 fava de baunilha, dividida longitudinalmente e raspada
100 g gemas
110 g pepitas de chocolate amargo, 60% de cacau, picadas grosseiramente
3 g sal marinho em flocos
Passo a passo
Prepare o acessório sorveteira: coloque a taça de congelação no congelador durante 24 horas, antes de a utilizar, e deixe-a no congelador até ser altura de adicionar a base do gelado refrigerada.
Faça o puré de amora: numa panela média em lume médio-alto, combine as amoras com ¼ de chávena de açúcar e 2 colheres de sopa de água. Utilizando um esmagador de batatas ou uma colher de pau, esmague ligeiramente as amoras. Ferva e reduza para lume brando, agitando ocasionalmente, até que as amoras comecem a desfazer-se, durante cerca de 5 a 10 minutos.
Crie a base do gelado: numa panela média limpa, em lume baixo, combine o leite, 1 chávena de natas, ½ chávena de açúcar, a vagem de baunilha e as sementes. Deixe o leite ferver lentamente até que o açúcar se dissolva, mexendo ocasionalmente.
Prepare uma taça de água com gelo. Reserve. Utilizando uma taça média, bata as gemas e o restante ¼ da chávena de açúcar. Bata gradualmente 1 chávena de leite quente misturado com as gemas, batendo constantemente para evitar que coagulem. Continue a adicionar as gemas batidas ao leite numa panela, batendo até a mistura estar combinada. Cozinhe em lume baixo, mexendo continuamente com uma espátula de borracha, durante cerca de 7 a 9 minutos, até que o creme fique espesso o suficiente para cobrir a parte de trás da espátula. Transfira o creme para uma taça média e coloque na taça de água com gelo preparada, para arrefecer. Mexa ocasionalmente até arrefecer. Retire a fava de baunilha do creme. Cubra e refrigere durante, pelo menos, 4 horas ou durante a noite.
Retire as amoras do lume e transfira-as para um coador de rede fina colocado sobre uma taça pequena. Utilizando uma concha, pressione as amoras contra o coador, para que o sumo escorra para a taça. Deite fora os sólidos e volte a colocar o sumo na frigideira, em lume médio, e reduza durante cerca de 5 minutos, deixando cerca de ¾ de chávena de sumo de amora. Deixe arrefecer. Transfira para um recipiente hermético e refrigere.
Combine o puré de amora e a base de gelado. Coloque o acessório sorveteira congelado na batedeira KitchenAid. Coloque o batedor no interior da taça. Ligue o adaptador à cabeça do motor da batedeira. Baixe o topo inclinável ou levante a taça, consoante o modelo, até que o adaptador encaixe no batedor.
Ligue a batedeira na velocidade 1 antes de adicionar a mistura de gelado de amora. Coloque a base do gelado na taça de congelação com o batedor em funcionamento. Após 15 minutos, adicione o chocolate picado. Continue a bater durante 5 a 15 minutos, até atingir uma consistência suave. Retire o batedor e raspe o gelado com uma espátula de borracha.
Coloque o gelado de amora e pepitas de chocolate numa forma para pão em metal de 21,59 x 11,43 cm e alise a parte de cima. Polvilhe com o sal marinho em flocos. Cubra com película e congele durante várias horas, até ficar firme, ou durante a noite. Adicione bolas de gelado a taças e decore com amoras frescas.