Tarte vegetariana com queijo brie
Uma combinação de queijo brie cremoso com legumes ligeiramente cozinhados numa massa dourada. Este prato é um aperitivo perfeito ou um almoço reconfortante. Preparada com uma batedeira KitchenAid.
Tarte vegetariana com queijo brie
Uma combinação de queijo brie cremoso com legumes ligeiramente cozinhados numa massa dourada. Este prato é um aperitivo perfeito ou um almoço reconfortante. Preparada com uma batedeira KitchenAid.
Utensílios
Ingredientes
240 g farinha de trigo
35 g farinha de trigo integral
225 g manteiga, firme e cortada em cubos de 1 cm
1 c. de chá sal
120 ml água gelada
2 dentes de alho, picados
8 talos espargos, com extremidades aparadas, picados em pedaços de 2,5 cm
95 g ervilhas
340 g queijo brie, em fatias finas
queijo parmesão acabado de ralar (para decorar)
85 g mel (para decorar)
Passo a passo
Encaixe a pinha na batedeira. Adicione a farinha, os cubos de manteiga e o sal à taça da batedeira. Ligue a batedeira na velocidade 1 durante 30 segundos e, em seguida, aumente para a velocidade 4 durante 1 a 2 minutos (ou até os cubos de manteiga parecerem ter metade do tamanho original). Reduza a velocidade para 2 e, com a batedeira ainda em funcionamento, regue lentamente a água gelada, num rácio de 1 colher de sopa a cada 2 segundos. Desligue a batedeira (a massa estará em grumos) e utilize uma mão para juntar toda a massa na taça, apertando-a e pressionando-a enquanto trabalha.
Vire a massa para uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha e molde-a numa bola. Em seguida, com as palmas das mãos, dobre a massa ao meio na sua direção e pressione outra vez. Realize este processo 3 ou 4 vezes, ou até que seja possível moldar a massa num disco e as manchas de manteiga ainda sejam evidentes. Não amasse demasiado. Forme um disco, envolva em película aderente e deixe arrefecer no frigorífico enquanto prepara os recheios.
Aqueça uma frigideira em lume médio-alto. Quando estiver quente, adicione a manteiga e o alho picado. Salteie o alho durante cerca de 1 minuto, até libertar aromas, e depois adicione os espargos picados e as ervilhas. Mexa para cobrir uniformemente com os óleos e com o alho. Em seguida, continue a cozinhar entre 2 e 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire do lume.
Pré-aqueça o forno a 220 °C. Polvilhe a bancada com farinha, corte o disco de massa ao meio e forme-o novamente num disco. Em seguida, enrole a outra metade da massa até formar um quadrado grande. Corte as extremidades do quadrado para criar lados retos. Em seguida, corte o quadrado em quatro pedaços.
Coloque os 4 quadrados de massa numa forma. No centro de cada quadrado, disponha as fatias de queijo brie num círculo pequeno, deixando 2,5 cm de espaço em todos os lados. Corte as fatias de queijo brie em pedaços mais pequenos, se necessário. Dobre cuidadosamente a massa sobre a extremidade do queijo brie, deixando um orifício no centro para rechear com os legumes, e fazendo uma prega para manter intacto.
Cubra a parte superior do queijo brie com os legumes salteados. Repita o processo com a outra metade da massa. Pincele a massa de todas as tartes com ovos batidos e rale generosamente queijo parmesão sobre cada uma.
Coloque as tartes num forno pré-aquecido e deixe cozer entre 28 e 35 minutos, ou até que a crosta fique dourada e o queijo esteja a borbulhar. Retire do forno e regue generosamente cada tarte com o mel. Sirva de imediato.