20 receitas de gelados, <i>gelatos</i> e sorvetes para preparar, servir e saborear
4 tempo mínimo de leitura
08 abril 2025
Há alguma coisa melhor do que uma bola de gelado? Um gelado feito por si. Quer seja uma bola de gelado com pedaços de bolacha de sabor nostálgico, um <i>gelato</i> com uma inesperada combinação de chocolate e malagueta ou um refrescante sorvete de manga, se for feito por si terá sempre um toque diferente. O que quer que lhe apeteça, se o fizer de raiz, conseguirá mais sabor, terá mais prazer a comer e não terá de poupar na quantidade de coberturas. Se programar os seus aparelhos KitchenAid para as tarefas mais difíceis, só terá mesmo de fazer as bolas para servir, colocar as coberturas e deliciar-se.
20 receitas de gelados, <i>gelatos</i> e sorvetes para preparar, servir e saborear
Introdução às iguarias geladas: compreender a diferença entre gelado, <i>gelato</i> e sorvete
Não ligue ainda o seu aparelho KitchenAid. Vamos explorar primeiro a linguagem dos gelados. Embora <i>gelato</i>, gelado e sorvete possam ter um aspeto semelhante, os seus ingredientes, texturas e sabores são diferentes. Eis as caraterísticas de cada um.
O queé um gelado?
Um gelado é feito com natas, leite, açúcar e gemas de ovos e tem um sabor rico, aveludado e cremoso. É batido com uma grande quantidade de ar e ganha uma ligeira consistência quando é congelado. O resultado? Uma textura leve e arejada que é perfeita para servir como bola de gelado.
O que é um <i>gelato</i>?
Em comparação com o gelado, o <i>gelato</i> contém mais leite, menos natas e menos gemas de ovos (ou nenhumas) e tem uma consistência mais densa e mais aveludada. Menos quantidade de natas significa que gordura na sua boca, permitindo-lhe degustar os sabores de forma mais intensa. Também é servido a uma temperatura ligeiramente mais quente do que o gelado, ou seja, terá uma experiência mais suave e que derrete na boca.
O que é o sorvete?
Não tem laticínios? Não há problema. O sorvete é feito apenas com puré de fruta, água e açúcar e, por isso, é leve, suave e extremamente refrescante. Em geral, é um pouco mais frio do que o gelado ou o <i>gelato</i>, fazendo com que os sabores frutados e, por vezes, ligeiramente ácidos, se destaquem ainda mais. E a vantagem extra? Também funciona na perfeição como corta-sabores.
Como fazer sorvete do zero em 5 passos básicos
Quer fazer um gelado, um <i>gelato</i> ou sorvete em casa? É mais fácil do que pensa. Se prestar atenção à mistura de ingredientes, sabores e texturas, pode facilmente preparar uma iguaria cremosa para servir como uma bola e que tem um sabor mais autêntico do que o produto que compra nas lojas. Basta seguir estes cinco passos:
Passo 1: escolher a base

O segredo para todas as iguarias geladas é a base. Para fazer gelado e <i>gelato</i>, tem de preparar uma mistura de leite, natas, açúcar e, por vezes, ovos. Para fazer sorvete, tem de preparar uma mistura de puré de fruta, água e açúcar. Coloque as porções certas para a base para obter a textura certa: aveludada e fácil de servir em bolas, mas nem demasiado mole, nem demasiado dura.
Passo 2: escolher um sabor
Baunilha, chocolate, café ou fruta fresca: as opções são infinitas. Mas a melhor forma de dar sabor à sua base depende dos ingredientes com que está a trabalhar. As vagens de baunilha, o café moído ou o cacau são frequentemente infundidos através do calor numa base de laticínios. Vai usar fruta? Coloque os pedaços de fruta na liquidificadora para obter um sorvete com uma textura aveludada ou cozinhe a fruta ao lume para a reduzir a uma compota rica e suculenta que irá usar nos seus gelados e <i>gelatos</i>. Não se esqueça: cerca de 95% do sabor final fica retido antes de bater o gelado. Arrisque. Não vai querer que a sua sobremesa gelada tenha um sabor insípido.
Passo 3: refrigerar a mistura antes de bater
Uma base bem refrigerada vai permitir um gelado mais cremoso. Guarde a mistura no frigorífico durante algumas horas antes de a bater. O frio ajuda a que todo o preparado fique uniformemente congelado e permite que os sabores se intensifiquem.
Passo 4: bater a mistura com a sorveteira KitchenAid para que fique perfeita

É aqui que a magia acontece. Ao bater, está a adicionar ar à mistura congelada, conferindo as texturas caraterísticas do gelado e do <i>gelato</i>. Mas não precisa de o fazer manualmente, basta utilizar o acessório sorveteira KitchenAid, que foi especialmente concebido para o efeito.
Passo 5: congelar e servir

Depois de bater o gelado, transfira-o para um recipiente e deixe-o ganhar consistência no congelador durante algumas horas. Tudo a postos? Sirva o gelado em bolas e coloque por cima qualquer cobertura à escolha. Xaropes, fruta fresca, frutos secos crocantes: tudo o que ativar as suas papilas gustativas.
Sugestões: guarde a sua sorveteira KitchenAid no congelador

Nunca se sabe quando aperta a vontade de comer um gelado. Guarde a sua taça de gelado no congelador para estar sempre pronta para bater gelados.
20 receitas de gelados, <i>gelatos</i> e sorvetes que tem mesmo de experimentar
Receitas clássicas de gelados que ficam sempre bem
1. Gelado de caramelo

Lembra-se daqueles rebuçados de caramelo que a sua avó lhe oferecia? Este gelado é assim: apenas um pouco mais cremoso, mais aveludado e ainda mais irresistível. O sabor amanteigado e semelhante ao <i>toffee</i> confere uma sensação clássica e nostálgica, enquanto a textura aveludada e macia eleva a experiência. Quer melhorar ainda mais o gelado? Um fio de molho de caramelo e uma pitada de sal grosso vão dar-lhe um toque especial.
2. Gelado de chocolate com sal grosso

Sem o sal, é apenas um gelado de chocolate normal. Com ele, o sabor é intensificado, ficando ainda mais arrojado, e cada bola de gelado provoca uma sensação diferente. É intenso, luxuoso e perigosamente saboroso. Especialmente quando coloca o gelado entre duas bolachas com pepitas de chocolate ou reforça o toque doce e salgado com alguns pistácios triturados.
3. Gelado de café

Para os amantes de café, uma bola de gelado não chega. Este gelado de café expresso é arrojado, rico e irresistível para quem adora café. Adicione uma dose de natas batidas se quiser torná-lo menos intenso.
4. Gelado de canela

Se os rolos de canela tivessem um irmão gémeo em formato de gelado, seria este. De sabor suave, mas com uma pitada de especiarias e irresistivelmente aromático, vai deixar-se envolver neste sabor familiar e acolhedor de outono a cada dentada. Perfeito na sua essência, mas definitivamente melhor quando derrete sobre uma fatia quente de tarte de maçã.
5. Gelado de baunilha

Se a baunilha lhe parece um sabor muito básico, provavelmente ainda não provou baunilha caseira. Porque esta versão caseira é tudo menos básica. Rica, aveludada e repleta do verdadeiro sabor da vagem de baunilha, não se limita a complementar tartes e bolos. Eleva-os a outro patamar. E é isso que os verdadeiros clássicos fazem.
6. Gelado de morango

Os morangos devem ter um sabor doce e suculento e apenas um toque de acidez. Mas já provou um gelado de morango com tudo isto? Vai adorar este. É feito com puré de morangos frescos e de sabor natural, banhados pelo sol. Sem sabores artificiais, sem sabores residuais estranhos. Apenas a perfeição dos morangos frescos e suculentos.
7. Gelado de amora e pepitas de chocolate

O agridoce alia-se ao ácido. A crocância junta-se à suculência. Este gelado de chocolate e amora baseia-se no contraste de sabores, e é isso que o torna irresistível. A riqueza do chocolate negro funde-se com a intensidade e a ligeira acidez das amoras, criando um sabor gourmet delicioso e refrescante. Quer provar uma bola deste gelado? É puramente luxuoso.
8. Gelado de cookie dough

Se adorava rapar a taça de mistura quando era criança, este gelado vai ser uma espécie de regresso à infância. Este é um dos gelados mais apreciados, em que a textura aveludada da baunilha se envolve com pedaços viscosos de bolacha para criar um verdadeiro manjar dos deuses. Quer dar um toque especial? Cubra com migalhas de bolacha para dar mais crocância.
Movimento receitas de gelados para quando quer impressionar
9. Gelado de abacate

O abacate não serve apenas para tostas. Aqui, funde-se numa maravilhosa sobremesa de textura aveludada e sem laticínios, tão rica como um gelado normal. Algo invulgar, mas extremamente deliciosa, esta é uma iguaria saudável que vale a pena experimentar.
10. Gelado de chocolate com malagueta

Primeiro vem o chocolate, agridoce, rico e aveludado. Mas quando acha que já detetou todos os sabores, a malagueta entra em ação. O resultado? Um contraste ousado e inesperado que se prolonga numa experiência inesquecível. Sugestão de cobertura: um fio de mel ou uma pitada de canela torna este <i>gelato</i> de inspiração mexicana ainda mais inesquecível.
11. Gelado de lavanda

Com certeza já sentiu este cheiro em velas e sais de banho, mas será que já o provou num gelado? Esta iguaria gelada transforma o aroma floral e calmante da lavanda em algo que pode ser saboreado. Com uma base aveludada e cremosa, é delicado e irresistível. Basta provar para se sentir como se estivesse num campo banhado pelo sol no sul de França.
12. Gelado de coco

Quem precisa de natas quando tem coco? Esta sobremesa gelada e sem laticínios é incrivelmente cremosa, com um ligeiro sabor a nozes, e é a prova de que não são necessárias natas para obter uma textura aveludada que pode ser servida como uma bola. Para uma experiência totalmente tropical, sirva diretamente no coco, de preferência com os pés na areia.
13. Gelado de iogurte e mel

Doce como o mel. Ácido como o iogurte. E mais leve do que o gelado tradicional. Porque esta iguaria inspirada no Mediterrâneo usa iogurte com baixo teor de gordura em substituição das natas. Mas não se preocupe, continua a ter uma textura aveludada. Gosta de sentir alguma crocância? Polvilhe com algumas amêndoas torradas e termine com um fio de mel.
14. Mochi de manga

Pequenas bolas com um intenso sabor a manga: este não é um gelado qualquer. Inspirada no tradicional mochi japonês, esta iguaria gelada é composta por um gelado de manga de textura aveludada com uma camada de massa de arroz. Uma sensação inesperada e uma explosão de sabores que vai seguramente querer repetir.
15. Gelado de ricota e canela

Ricota no gelado? Porque não? Esta iguaria rica e aveludada estilo <i>gelato</i> é inspirada nas sobremesas italianas clássicas, combinando a suavidade da ricota com o aroma quente da canela. Inesperado? Talvez. Delicioso? Claro que sim! Experimente deitar umas gotas de café expresso ou coloque por cima <i>biscotti</i> triturados para ter uma experiência totalmente italiana.
Receitas refrescantes de sorvete para momentos relaxantes
16. Sorvete de hibisco e amoras

Diretamente do jardim para a sua colher. Este sorvete de cor roxa escura combina o sabor ácido das amoras com delicadas notas florais de hibisco, criando um sabor tão vibrante quanto a sua cor. Surpreendentemente deslumbrante, naturalmente vegano e ainda mais estonteante com pequenas folhas de hortelã por cima.
17. Sorvete de tomate e manjericão

Sabia que o tomate e o manjericão são a melhor combinação de ingredientes italianos: em pizzas, molhos, regados com um fio de azeite. Mas num sorvete? Ainda melhor. Os tomates adocicados e amadurecidos pelo sol casam bem com o aroma perfumado do manjericão numa versão gelada que é fresca, leve e provavelmente não tão surpreendente, porque esta combinação funciona sempre. Sirva-o entre pratos ou com uma <i><i><i>burrata</i></i></i> cremosa para um toque verdadeiramente gourmet.
18. Sorvete de morango com espumante

Quem disse que é preciso uma bebida com bolhas para fazer um brinde? Este sorvete de morango leva as bolhas até à sua colher. Os morangos mais doces e suculentos produzidos no verão conferem-lhe um toque borbulhante, com umas gotas de espumante ou refrigerante. Coloque uma bola do sorvete em flutes de champanhe, e que comece a festa!
19. Sorvete de manga

Algumas sobremesas não precisam de ser apresentadas. O sorvete de manga é um deles. Tem uma textura aveludada e um sabor tropical e naturalmente doce. Sem laticínios, sem complicações. Só traz benefícios. A melhor parte? Está pronto em apenas 35 minutos. Basta espremer a lima ou polvilhar com manjericão fresco para brilhar ainda mais.
20. Sorvete de framboesa

Este sorvete vem provar que as sobremesas de excelência não precisam de ter uma longa lista de ingredientes. Só precisa de framboesas frescas, acrescentar algo doce e bater tudo até obter um preparado gelado, com uma textura incrivelmente macia, uma aparência brilhante e um sabor ácido. Sirva com um aspeto elegante ou coloque por cima uma cobertura de chocolate negro para dar um toque sofisticado.
KitchenAid Chef
— Partilhar a nossa paixão por criar
Na KitchenAid, juntamos pessoas que adoram cozinhar e fazer bolos, preparar bebidas e criar. Há mais de 100 anos que a KitchenAid trabalha em prol de todos os criadores. As nossas ferramentas icónicas são concebidas a pensar em si, abrindo as portas para novas possibilidades e ajudando-o a tirar o máximo partido das suas criações.